Food XP Delivery, entrega, pedido, aplicativo.
Cresol Confederação prestigia atos preparatórios ao Plano Safra 2018/2019
Cresol Confederação prestigia atos preparatórios ao Plano Safra 2018/2019
Legenda: V Fórum de Crédito Rural
As Centrais Cresol já iniciaram eventos preparatórios para o lançamento do Plano Safra 2018/2019, os quais repassam às Cooperativas Singulares as principais novidades que serão ofertadas pelo Governo Federal à agricultura familiar. Neste sentido, nos dias 18 e 19 de junho a Cresol Sicoper realizou, em Chapecó (SC), um treinamento envolvendo as equipes internas que operam o crédito rural. Já a Cresol Central SC/RS realizou nos dias 19 e 20 de junho, também em Chapecó (SC), o V Fórum de Crédito Rural que contou com a presença de diversas lideranças cooperativistas e entidades parceiras.

Visando fortalecer cada vez mais o relacionamento e a troca de informações, as atividades contaram com a participação e apoio da Cresol Confederação.


Treinamento do Plano Safra 2018/2019


A ação reuniu responsáveis pelo crédito rural das Cooperativas e Postos de Atendimento filiados a Cresol Sicoper, para treinamento referente ao Plano Safra 2018/2019. No total, estiveram presentes 60 colaboradores, os quais acompanharam a atividade coordenada pelo Departamento Comercial da Central.

Durante os dois dias, os participantes puderam conhecer mais sobre a operacionalização de todas as modalidades de crédito rural, especialmente Pronaf, Pronamp, Inovagro, Moderagro, PCA, Moderfrota, Programa ABC, Moderinfra e Prodecoop. Durante o evento, também foram abordadas as mudanças normativas referentes ao Proagro e PGPAF.

 

V Fórum de Crédito Rural


O V Fórum de Crédito Rural ocorreu na sede da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), e contou com o apoio financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O evento é um espaço de formação e informação para diretores, funcionários e parceiros da Cresol Central, e visa a promoção de debates sobre a atual conjuntura do Crédito Agrícola, bem como suas perspectivas e desafios.

Na ocasião, o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, mostrou-se otimista ao explanar sobre o Plano Safra 2018/2019. Segundo ele, pela primeira vez na história, as Centrais terão R$ 100 milhões equalizados de recursos próprios para empréstimos aos associados, sem precisar se tornar banco: “uma conquista que deve ser celebrada. Isso é resultado do nosso trabalho conjunto, do poder de mobilização”. Também reforçou sobre a importância do crédito agrícola para as famílias: “a agricultura familiar compõe o DNA do Sistema Cresol, sendo assim, é algo que jamais poderemos tirar”.

Magri ainda comentou que, espera que o esforço coletivo fortaleça ainda mais o projeto do Cooperativismo de Crédito Solidário: “não estamos medindo esforços para isso e para fazer um grande Plano Safra. Se a Cresol fizer uma grande safra, nossos agricultores também farão”.

O Fórum também teve a participação de representantes do Banco Central do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco Safra, Bancoob, Sicredi, Unicafes, Fetraf/Sul, Cresol Sicoper e Cresol Baser.
Data de publicação:
Voltar