Food XP Delivery, entrega, pedido, aplicativo.
Cresol Confederação realiza agenda com o Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES
Cresol Confederação realiza agenda com o Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES
Legenda: Encontro visou expandir ações negociais

Na última quarta-feira, dia 24, integrantes das centrais filiadas à Cresol Confederação – Cresol Baser, Cresol Central SC/RS e Cresol Sicoper – estiveram reunidos em atividade realizada com o BNDES, em Chapecó (SC). Na oportunidade, cerca de 10 lideranças acompanharam a apresentação sobre o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI).

O encontro
visou estimular a criação de condições necessárias para que o Sistema Cresol passe a fazer parte do FGI, o qual atua na lógica de oferta de garantias para operações de crédito. A parceria torna-se necessária no sentido de atender a demanda crescente de fornecer garantias às operações de Pronaf e Pronamp Investimento realizadas pela Cresol.

A atividade
iniciou com a apresentação da Cresol Confederação, seus principais indicadores, produtos e serviços e área de abrangência das Centrais filiadas. Em seguida, foi relatado sobre o modelo operacional de crédito do Sistema Cresol, considerando o fluxo Confederação, Central, Cooperativa e associado. Logo após, Rafael Dornelles Feler, Gerente da área de Produtos e Mercado, e João Vitor Perufo, do Departamento de Política e Gestão de Instrumentos de Garantia, apresentaram o FGI, seu objetivo, benefícios e oportunidades, fluxo de operacionalização e condições de participação. Ao final, foram debatidas proposições sobre como a Cresol pode, efetivamente, vir a fazer parte da iniciativa.

O Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, pondera que o Sistema Cresol, em uma análise prévia, dispõe de todas as
premissas necessárias para integrar o FGI. “Este se apresenta como uma grande oportunidade por parte da nossa Confederação, juntamente com a Centrais, de criar condições para que os nossos associados, por meio das Cooperativas, possam vir a compor o FGI. É uma oportunidade de, através deste Fundo, acessar grandes volumes de recursos, dispondo de uma maior segurança sistêmica. Entendemos que será positivo para o Sistema Cresol poder fazer parte porque, de certa forma, é um ‘selo’ de credibilidade, de segurança, que proporcionará ainda mais legitimidade ao processo”, salienta Magri.

Fundo Garantidor de Investimentos
O Fundo Garantidor de Investimentos foi constituído em 2009 e seu principal acionista é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Seu objetivo é colaborar para a ampliação do acesso ao crédito por meio da complementação de garantias em operações de financiamento.

Data de publicação:
Voltar